INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Junta Comercial do Estado do Piauí - JUCEPI logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
JUCEPI PARTICIPA DO II CONAJ
JUCEPI PARTICIPA DO II CONAJ
 
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA FENAJU EM CUIABÁ: 23 E 24 DE JANEIRO DE 2020
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA FENAJU EM CUIABÁ: 23 E 24 DE JANEIRO DE 2020
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM MANAUS
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM MANAUS
 
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM PALMAS
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM PALMAS
+ Mais Galerias de Fotos...
Presidentes de Juntas Comerciais do Brasil debatem estratégias para ambiente de negócios
01/07/2021 - 12:02  
  
Twitter 
Google+ 
Encontro mensal de presidentes das juntas comerciais

Com o objetivo de debater principalmente ações destinadas à melhoria do ambiente de negócios do País, ocorreu nesta quarta-feira (30), no auditório da Junta Comercial do Pará (Jucepa), em Belém, a reunião ordinária dos presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, promovida pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). O evento contou com a participação presencial dos presidentes, vices e secretários-gerais das Juntas Comerciais de Mato Grosso, Piauí, Amapá, Acre, Rio Grande do Sul, Maranhão e Espírito Santo, e por videoconferência aqueles que não puderam vir ao Pará.

O encontro teve como objetivo apresentar as demandas e soluções para regulamentar e padronizar o registro empresarial, bem como promover o intercâmbio de experiências e troca de informações, colaborando para promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades executadas pelas Juntas Comerciais de todo o País.

A presidente da Fenaju, Alzenir Porto, frisou que a reunião de presidentes é importante, pois mudanças ocorrem com frequência no trabalho das Juntas. “É necessário que estejamos discutindo, que as decisões não sejam isoladas, e sim conjuntas para melhorar o ambiente de negócios”, frisou Alzenir Porto.

Anfitriã do evento, a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, destacou a relevância dos temas abordados na reunião. “Encontros como este colaboram muito para o alinhamento estratégico entre os estados sobre os meios de simplificação e desburocratização do registro mercantil. Para nós, da Jucepa, é motivo de muita alegria receber um encontro tão importante”, afirmou.

Reunião da Fenaju em Belém










Relatório internacional - Na pauta, os presidentes e vice-presidentes das Juntas Comerciais debateram sobre o resultado do relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, produzido pelo Banco Mundial, sobre as importantes mudanças no registro público de empresas; os impactos no ambiente de negócios no Brasil; as melhorias que podem ser feitas com relação ao tempo de exigência de processos na apuração do ranking de integração para as Juntas; Medida Provisória nº 1.040, que dispõe sobre a facilitação para abertura de empresas; a proteção de acionistas minoritários; a facilitação do comércio exterior; o Sistema Integrado de Recuperação de Ativos, dentre outros temas.

A presidente Cilene Sabino fez um relato dos esforços que a Jucepa vem desenvolvendo para chegar ao primeiro lugar no quesito abertura de empresas, no relatório do Doing Business 2021. “Nós implantamos a Junta 100%, que tornou o registro mercantil muito mais acessível a todos, trazendo celeridade aos processos de abertura, alteração e baixa das empresas no âmbito do Estado do Pará, além de soluções tecnológicas, a fim de garantir maior agilidade na prestação dos serviços e a segurança dos dados das empresas”, destacou.

A Fenaju é o espaço dos dirigentes das juntas comerciais para o debate da modernização e simplificação do registro empresarial no Brasil. Por meio da troca de experiências entre gestores de diferentes estados, a Federação proporciona uma atuação estratégica dos órgãos de registro para incentivar o empreendedorismo.

Ascom JUCEPA
Junta Comercial do Estado do Piauí - Jucepi
Rua General Osório, 3002 - Cabral, Teresina/PI CEP: 64000-580 Telefone: (86) 3230-8800.
Atendimento Piauí Digital: (86) 3230-8810. E-mail: jucepi@jucepi.pi.gov.br