INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Junta Comercial do Estado do Piauí - JUCEPI logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
JUCEPI PARTICIPA DO II CONAJ
JUCEPI PARTICIPA DO II CONAJ
 
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA FENAJU EM CUIABÁ: 23 E 24 DE JANEIRO DE 2020
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA FENAJU EM CUIABÁ: 23 E 24 DE JANEIRO DE 2020
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM MANAUS
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM MANAUS
 
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM PALMAS
ENCONTRO DE PRESIDENTES DAS JUNTAS COMERCIAIS EM PALMAS
+ Mais Galerias de Fotos...
Pequenos negócios têm potencial de crescimento na economia digital
08/10/2021 - 10:15  
  
Twitter 
Google+ 
Presidente Alzenir Porto

No Piauí, a abertura de empresas apresenta crescimento ao ritmo de 53% em 2021. Cerca de 82% das 6.247 empresas abertas, neste ano, são microempresas de acordo com levantamento da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), autarquia do governo estadual responsável pelo registro e legalização de negócios no estado.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, esses novos negócios têm grande potencial de crescimento com as oportunidades da economia digital. “A pandemia da Covid-19 intensificou a digitalização da economia que já vinha acontecendo. Na Jucepi, por exemplo, já era possível abrir uma empresa pela internet. A última novidade é que a pesquisa prévia de viabilidade locacional é dispensada para a empresa que atua exclusivamente de forma digital”, afirma.

Dentre os negócios registrados, a preferência tem sido nos segmentos de comércio e serviços. “São duas áreas que se souberem aproveitar as vantagens das redes sociais e do comércio eletrônico podem crescer bastante. Hoje, é mais barato abrir e manter uma empresa do que alguns anos atrás quando a presença física, numa boa localização no Centro da cidade ou em shopping, era importante”, explica a presidente da Jucepi.

Para aproveitar as oportunidades, os pequenos negócios precisam estar atentos à concorrência que é muito acirrada no comércio eletrônico. “As redes sociais, por exemplo, facilitam a divulgação e possibilitam a venda de mercadorias e serviços com baixo custo. No entanto, é preciso se diferenciar tanto na venda como no pós-venda, ser ágil na entrega da mercadoria e proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. Para isso, é preciso buscar qualificação e atualização constante porque as redes sociais são dinâmicas, a inovação tecnológica é cada vez mais célere e o risco de ficar para trás é enorme. Afinal, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio”, alerta Alzenir Porto.

Junta Comercial do Estado do Piauí - Jucepi
Rua General Osório, 3002 - Cabral, Teresina/PI CEP: 64000-580 Telefone: (86) 3230-8800.
Atendimento Piauí Digital: (86) 3230-8810. E-mail: jucepi@jucepi.pi.gov.br